Desenvolvimento de um sistema de suporte à tomada de decisão para especificação e seleção de materiais tendo a sustentabilidade como requisito de desempenho

Resumo: A interseção entre sustentabilidade e o uso de materiais deve focar a toxicidade e a gestão de recursos. A questão da toxicidade está relacionada com o impacto das escolhas nos recursos naturais e na saúde relativa do ambiente e do ser humano. A questão de gestão de recursos deve abraçar o impacto na qualidade e no ciclo de um determinado recurso, e terá implicações no desempenho do material, incluindo durabilidade, eficiência energética, quantidade de resíduo gerado, e potencial para reuso e reciclagem.
Assim, atributos relacionados com a toxicidade, com gestão de recursos, com o desempenho em serviço e com indicadores sociais, constituem uma base valiosa para avaliar materiais em termos de sustentabilidade.
A Análise do Ciclo de Vida (ou Life Cycle Assessment), método desenvolvido pela Society of Environmental Toxicology and Chemistry (SETAC) e adotado pela International Standardization Organization (ISO), destaca-se como ferramenta de excelência internacionalmente reconhecida para a avaliação dos impactos potenciais de produtos, processos e sistemas, desde a retirada das matérias-primas elementares da natureza, à disposição final, incluindo as etapas de produção, transporte, distribuição, uso, reuso, manutenção e reciclagem, quantificando e qualificando os recursos materiais e energéticos utilizados, assim como as emissões geradas nas diferentes etapas produtivas.
O objetivo principal deste projeto de pesquisa é desenvolver um sistema de suporte à tomada de decisão para a seleção de materiais de construção de modo considerar, além de aspectos relacionados com o desempenho em serviço, aspectos de sustentabilidade (ambiental, social e econômica) e reduzir a subjetividade no processo de escolha e especificação. Como estudos de caso, serão analisados materiais para sistemas estruturais, particularmente o concreto armado e o aço para estruturas metálicas.

Data de início: 01/03/2010
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador MARISTELA GOMES DA SILVA
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910