Mestrado em Engenharia Civil

Nível: Mestrado Acadêmico
Ano de início: 1997
Conceito atual na CAPES: 3
Ato normativo: Homologado pelo CNE (Portaria MEC Nº 609 de 18/03/2019)
Publicação DOU em 18/03/2019, Seç. 1; Pag. 52.
Resultado da Quadrienal 2017.
Parecer 487/2018
Número de créditos para titulação em disciplinas: 24
Número de créditos para titulação pela conclusão da dissertação: 0
Número de créditos para titulação outros: 0
Periodicidade de seleção: Anual

Perfil do profissional a ser formado:

Os egressos do curso do PPGEC adquirem no decorrer do curso um melhor entendimento em metodologia da pesquisa científica e após sua formação são capazes de desenvolver pesquisas e realizar sua comunicação, seja de forma oral (em congressos e/ou seminários) ou de forma escrita em artigos (sejam congresso e/ou de revistas científicas qualificadas). Devem, ainda, adquirir conhecimento adicional e habilidades na área de concentração escolhida que os permitam: (i) avançar em sua carreira anterior, seja no âmbito do ensino ou da indústria, comércio e órgão público; (ii) alterar a direção de sua carreira anterior, se desejado; (iii) ou prosseguir os estudos para o nível doutorado, visando a sua independência no pensamento científico e inovação tecnológica.

Uma parcela importante do discentes do PPGEC é proveniente das grandes empresas sediadas no Estado do Espírito Santo. Em especial, destacam-se as grandes empresas Vale do Rio Doce, ArcelorMittal, Petrobrás, Samarco, Technip, Suzano entre outras. Assim, ao egressarem do PPGEC adquirem qualificação adicional para atuar em suas carreiras profissionais de forma mais ampla e direcionada. Além disso, a presença destes alunos e a aproximação com as empresas, permitem que o PPGEC atue em problemas reais, facilitando a coleta de dados e buscando soluções regionais inovadoras para o mercado de trabalho.

Em relação à carreira acadêmica, muitos egressos do PPGEC atuam em instituições de ensino superior, e outros estão inseridos em programas de doutorado, tanto no Brasil quanto no exterior, o que mostra a demanda da criação do curso de doutorado pelo PPGEC. O PPGEC em suas duas áreas de concentração busca proporcionar habilidades específicas aos egressos, fornecendo conhecimentos técnicos para o desenvolvimento de soluções sólidas para problemas de engenharia civil.

Na área de concentração de construção civil, o egresso é capacitado a buscar o desenvolvimento de novos materiais e metodologias de análise, bem como desenvolver novos componentes de construção e tecnologias, buscando soluções relacionadas às necessidades da cadeia da construção civil e com vistas ao desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, o egresso é estimulado a desenvolver habilidades e competências, tais como: planejar, desenvolver e/ou realizar diferentes experimentos laboratoriais e estudos de caso; analisar e interpretar resultados de experimentos e modelos numéricos e estudos de caso realizados; elaborar, projetar e coordenar projetos simultâneos de engenharia em plataformas de compatibilização de projetos; desenvolver projetos e soluções construtivas para edificações sustentáveis; desenvolver propostas para programas de reciclagem e reutilização de resíduos e coprodutos industriais; desenvolver habilidades em técnicas de pesquisa operacional de transportes.

Na área de concentração de estruturas, o egresso é capacitado a desenvolver novos sistemas e soluções estruturais e resolver problemas e desafios de obras de supra e infraestrutura. Nesse sentido, o egresso desenvolve habilidades em vários assuntos aplicáveis à engenharia estrutura e geotecnia, como: análise estrutural estática e dinâmica, estabilidade estrutural, métodos numéricos, simulação computacional, planejamento de experimentos laboratoriais e de campo; análise e interpretação de resultados experimentais; otimização, segurança estrutural em situação de incêndio, desempenho e durabilidade de obras geotécnicas e técnicas de melhoramento de solos.

Público alvo:

O curso de mestrado em Engenharia Civil aceita, em seu processo seletivo, inscrições de candidatos oriundos de diferentes cursos de graduação para suas diferentes áreas de concentração. São eles:

Construção Civil: Engenharia Civil, Arquitetura, Física e Química.

Estruturas: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Geologia.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910