MODELO MATEMÁTICO PARA PLANEJAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO DE LOCOMOTIVAS EM PÁTIOS FERROVIÁRIOS PARA ATENDIMENTO À DEMANDA DE FORMAÇÃO DE TRENS

Nome: FABIANO CEZAR GOMES NASCIMENTO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/08/2015
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
RODRIGO DE ALVARENGA ROSA Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
RODRIGO DE ALVARENGA ROSA Orientador
ELCIO CASSIMIRO ALVES Examinador Interno

Resumo: O transporte ferroviário tem elevados custos operacionais e um dos principais desafios é a redução destes custos para que o referido transporte possa ser competitivo. Em uma ferrovia existe um vasto campo de atuação com oportunidades para implementar melhorias que otimizem a utilização de ativos ferroviários, e uma das principais dificuldades encontra-se no planejamento da distribuição de locomotivas em pátios ferroviários para atendimento à demanda para formação de trens. O maior problema do planejamento da distribuição de locomotivas é que nem sempre em um certo tempo a oferta de locomotivas ocorre no mesmo local onde há demanda por ela. Assim, faz-se necessário deslocar locomotivas de um pátio a outro a fim de atender às demandas. As locomotivas podem ser deslocadas de um pátio a outro de duas formas, a primeira é quando ela viaja desligada acoplada a outra locomotiva que a reboca, Deadheading, e a segunda quando a locomotiva viaja sozinha, podendo somente se acoplar a outras locomotivas, Light Traveling. Esta dissertação tem por objetivo propor um modelo matemático de Programação Inteira para planejamento da distribuição de locomotivas que minimize os custos da distribuição de locomotivas. A função objetivo do modelo visa atender a toda a demanda por locomotiva, minimizando a soma dos custos de distribuição, Deadheading e Light Traveling. Além disso, o modelo prioriza a distribuição de locomotivas de maior capacidade para atendimento à demanda. Também é proposta a introdução de locomotivas virtuais para atender às demandas que não tenham sido atendidas. Essas locomotivas caso venham a ser usadas na solução encontrada indicam que a demanda naquele pátio e tempo não será atendida, cabendo ao profissional da ferrovia tomar ações a fim de entregar locomotivas naquele pátio/tempo ou assumir que a demanda não será atendida. Testes em instâncias baseadas em dados reais da Estrada de Ferro Vitória à Minas (EFVM) foram resolvidas de forma ótima utilizando o solver CPLEX 12.6 e mostrou-se bastante aderente na utilização operacional para apoio e tomada de decisão no que tange ao planejamento e distribuição de locomotivas em pátios ferroviários para atendimento à demanda de formação de trens.

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