Summary: A utilização de resíduos de processos industriais como materiais alternativos no campo da Engenharia Civil vem ganhando expressão nos últimos anos e isso se deve especialmente a aspectos econômicos e ambientais.
Dentro da Engenharia Civil, a área de materiais e componentes de construção apresenta o maior potencial para reciclagem de resíduos provenientes de outras indústrias. Isto porque, muitos resíduos industriais possuem características semelhantes aos materiais
utilizados nas construções, como agregados, cimentos, podendo até atuar como adições em concretos e em materiais cerâmicos, melhorando seu desempenho mecânico e sua durabilidade, além de promover uma maior sustentabilidade no processo, reduzindo o
consumo de matérias-primas, de energia, e outros desperdícios.
O presente projeto tem como objetivo avaliar as propriedades físicas, mecânicas e de durabilidade de concretos produzidos com incorporação de coprodutos do sistema de dessulfurização de gases (FGD) e escória de alto-forno.
Os objetivos específicos desse trabalho contemplam a execução de metas físicas, nas quais são imprescindíveis para a realização da pesquisa e será melhor detalhada na metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa em questão.

Starting date: 2021-09-15
Deadline (months): 24

Participants:

Rolesort descending Name
Collaborator * Maristela Gomes da Silva
Coordinator * Geilma Lima Vieira
Student Master * Mariana Zani Pagio
Student Master * Lilian Favarato Carrareto
Student Master * Luciana Paula Tessaro Morelo
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910