Perguntas frequentes

1. Quais os tipos de Pós-Graduação oferecidos?
A pós-graduação no Brasil é dividida em dois níveis: o lato sensu (englobando os cursos de especialização e aperfeiçoamento) e o stricto sensu (englobando os cursos de mestrado e doutorado). Os cursos lato sensu visam o aprimoramento da formação profissional. Os cursos de mestrado e doutorado visam a formação profissional mais avançada. O doutorado, especificamente, visa formar pesquisadores e professores para atuar nos níveis mais altos do ensino.
O PPGEC oferece apenas o curso de Mestrado Acadêmico (strictu sensu) nas áreas de concentração em Construção Civil, Estruturas e Transportes, conferindo grau de Mestre em Engenharia Civil.

2. Os cursos de pós-graduação são pagos ou gratuitos?
Os cursos de mestrado e doutorado da UFES são gratuitos pois são financiados diretamente pelo governo federal. O PPGEC cobra taxa de inscrição para o Processo Seletivo do Mestrado, no valor de R$150,00 ( cento e cinquenta reais).

3. Os cursos de Mestrado e Doutorado exigem dedicação em tempo integral?
O aluno deve ter disponibilidade de tempo para frequentar as disciplinas, desenvolver atividades em laboratórios, participar de seminários, reuniões de supervisão e elaborar sua dissertação ou tese. Aos bolsistas exige-se o tempo integral, conforme resoluções dos fomentos que concedem as bolsas.

4. Quais os horários em que as disciplinas são ministradas?
Normalmente as disciplinas ocorrem entre 07:00 e 17:00 horas, mas seus horários variam a cada semestre.

5. Tem bolsa de estudos? Quantas?
Atualmente o PPGEC conta com 16 bolsas de mestrado da CAPES e 6 bolsas de mestrado da FAPES. A disponibilidade e oferta das bolsas podem variar pelo orçamento anual dos órgãos e pela celebração/execução de projetos/convênios. O Programa dispõe de critérios internos para a distribuição das bolsas, que é realizada pela Comissão de Bolsas.

6. Oferece curso no fim de semana?
Não. Os cursos de Mestrado e Doutorado da UFES são oferecidos dentro do calendário acadêmico anual da instituição. As aulas e outras atividades são distribuídas ao longo de todo o ano possibilitando ao aluno uma convivência com um grupo de pesquisa onde o mesmo desenvolverá sua dissertação ou tese. Este modelo, que é o recomendado pela Capes, é incompatível com cursos feitos de forma concentrada em período de férias ou em finais de semana.

7. Como é o processo seletivo para ingresso nos cursos de Mestrado ?
O processo seletivo do PPGEC ocorre anualmente no segundo semestre,
para ingresso em março do ano seguinte,
e segue as regras estabelecidas no edital de cada ano.
Para o Edital PPGEC 001/2016 a seleção envolverá provas de inglês e
análise de currículos.
Atenção: cartas de recomendação não farão parte do processo seletivo
referente ao Edital PPGEC 001/2016.

8. Preciso procurar antecipadamente um professor orientador?
Não, por decisão do Colegiado do PPGEC,
os professores permanentes e colaboradores do PPGEC estão PROIBIDOS
de orientar os candidatos, dúvidas somente conforme indicação no site.

9. Quais são as notas mínimas do Toefl ITP e do Toefl IBT para o Edital PPGEC 001/2016
A nota mínima do Toefl ITP é de 45 pontos. O Toefl IBT a nota mínima continua de 15 pontos. Para leitura.

10. Fiz a prova em área diferente da área de exatas, e pergunto se haverá prova de inglês específica para o mestrado em engenharia civil?
Conforme o item 2.4 do edital "não serão aceitos certificados de proficiência em língua inglesa de outra área". Ou seja, você terá que apresentar um certificado de proficiência da área de ciências exatas e engenharias.
As provas são feitas exclusivamente pelo Centro de Línguas. O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil não fará nenhuma prova de inglês e nem o Centro de Línguas da UFES fará uma prova exclusiva para o mestrado em engenharia civil.

11. Quais serão os dias que serão ministradas as aulas?
De segunda a sexta, 8:00 às 18:00, de acordo com o cronograma de disciplinas estabelecido no início de cada semestre. Por esse motivo já orientamos que os candidatos que possuem vínculo empregatício já têm de antemão um respaldo e autorização de sua chefia imediata para liberação nos dias de aulas. Mas já adiantamos que temos aulas nos três turnos. Vai depender da disciplina.

12. Aluno regular e especial, qual a diferença?
O aluno regular se dedicará tempo integral e terá a possibilidade de receber uma bolsa para custear os estudos. O aluno especial se dedicará parcialmente porque, em geral, possui vínculo empregatício e não pode se dedicar integralmente ao mestrado. O aluno especial tem um prazo maior para cumprir as disciplinas, não terá direito à bolsa e passará para regular de acordo com as condições estabelecidas no regimento interno do PPGEC.

13. O prazo de conclusão do mestrado é até o fim dos trabalhos? existe prazo mínimo ou máximo?
Para alunos regulares o prazo é de 24 meses a contar da data de início das aulas.

14. O certificados de proficiência em língua estrangeira deve ser enviado junto com os demais documentos?
Sim. Conforme o item específico do edital deverá apresentar o certificado de proficiência, pois entrará como um parâmetro da nota final do candidato.

15. Como posso saber mais sobre pós-graduação?
O Brasil dispõe de agência (CAPES) responsável pela gestão acadêmica da pós-graduação no Brasil. No sítio da CAPES (www.capes.gov.br) muitas informações estão disponíveis.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910