Laboratórios

O PPGEC conta com seis laboratórios para o desenvolvimento de pesquisas técnica e científicas:

1 - Laboratório de Mecânica dos Solos - LAMES

O laboratório de mecânica dos solos (LAMES) da UFES tem uma área de 230 m2, está administrativamente ligado ao centro tecnológico da UFES e possui um técnico para realização de ensaios e acompanhamento das aulas e pesquisas na área de geotecnia. Em anexo ao laboratório principal foi instalado um anexo para a realização de ensaios de campo na área de geotecnia, com equipamento para prova de carga direta nos solos, equipamento de cone Holandês, etc.

O laboratório dedica-se á realização de ensaios em solos caracterização, compactação, CBR, adensamento, compressão simples e ensaios triaxiais. Além de ensaios de placa de carregamento (ensaio de campo). Os ensaios laboratoriais para identificação química e microscópica de argilas têm sido realizados nos laboratórios de física e química da UFES.

Alguns projetos coordenados por professores do PPGEC com financiamento FINEP e CNPq possibilitaram a compra de vários equipamentos para o laboratório. Atualmente o projeto casadinho (UFES e PUC-Rio) com o financiamento CNPq visa a compra de equipamentos para a realização de ensaios para determinação do comportamento mecânico e hidráulico de solos não saturados.

Os equipamentos no laboratório são:
2 balanças de precisão, uma para 0,1 g com dispositivo de pesagem hidrostática, e outra eletrônica para 0,01 g;
01 banho térmico para ensaio de picômetro;
01 aparelho dispersor para sedimentos;
01 destilador elétrico;
01 jogo de peneiras para ensaio de granulometria;
01 aparelho casagrande;
01 estufa controlada termos taticamente e temperatura de - 105 - 110°C;ensaios de compactação e CBR: constando de modes soquetes, discos espaçadores e extensômetros;
01 prensa para ensaio CBR
01 equipamento de ensaios de cisalhamento direto completo ;
02 prensas de adensamento unidimensional, com 02 células de adensamento;
02 talhadores de amostras cilíndricas de solos;
01 prensa de compressão simples convencional;
01 prensa para ensaios triaxiais controlada por engrenagens;
01prensa para ensaios triaxiais com controle automático;
01sistema de potes de mercúrio para ensaio triaxial;
02 células triaxiais para amostras de 3, 5x7 cm;
02 células triaxiais para amostra de 5x10 cm ;
células triaxiais para amostras de 10 x20 cm;
03 transdutores de pressão para 10kgf/m2;
01 medidor elétrico para variação volumétrica;
01 conversor analógico/ digital acoplado á um microcomputador 286
01 jogo de anéis dinamétricos para várias capacidades;
01 medidor de deformações çaterais para ensaio triaxial em amostras de 10 cm de diâmetro;
extensômetros analógicos;
01 termômetro 0 - 50°C
01 equipamento Vane test de laboratório;
01 célula triaxial Bisshop- Wesley;
01 permeâmetro de carga variável;
01 microscópio ótico;
01 conjunto para realização de ensaios de placa de carga(ensaio de campo);
trados manuais para sondagem.
01 conjunto para realização de ensaio "in-situ" com Cone Holandês (Deep Sounding).

2 - Laboratório de Estrutura - LEST

O laboratório de Estruturas esta situado no campus de Goiabeiras, na área física do centro Tecnológico , em prédio com área de 264,00 m². É uma estrutura projetada para tal finalidade, sendo dotada de uma laje para 1500 Kgf./m² , isolada das funções especiais das máquinas dinâmicas existentes no laboratório. Construído em 1981, recebeu seus equipamentos durante os anos de 1983 e 1984; transferidos das instalações da antiga Escola de Engenharia , em Maruipe. Também recebeu a máquina Universal de Ensaios Estáticos e Dinâmicos EUS 100 Din, de capacidade 1000 KN e instalada no mesmo ano. Suas instalações são utilizadas nas atividades de Ensino, Pesquisa e Serviços.

Algumas atividades executadas pelo LEST, nas áreas de Ensino, Pesquisa e Serviços, valem a pena ser enumeradas.
Para aumentar a capacidade de trabalho e pesquisa do LEST, alguns investimentos significativos em modernização de equipamentos serão necessários. Assim sendo , se pretende apresentar um PROJETO à CVRD – Companhia Vale do Rio Doce enumerado um elenco de potencialidade de serviços quer na área de ensaio estático e dinâmicos em materiais diversos, como em pesquisa e desenvolvimento, em assunto de interesse desta empresa e da universidade .
Com um projeto de cooperação técnica e científica com a CVRD, o LEST tornar-se-á altamente viável e várias LINHAS POTENCIAIS DE PESQUISA poderão ser desenvolvidas, tais como:
• Dormentes: Promover ações nesta área, visando à capacitação tecnológica de modo a se ter um grupo de trabalho constituído por profissionais da CVRD e da UFES/ITUFES. Avaliação comparativa de propriedades de desempenho entre dois tipos existentes, objetivando alternativas de melhorias;
• Aplicação de Concreto de Alto Desempenho;
• Trilhos: Ensaios estáticos dinâmicos em segmentos soldados;
• Parafusos de alta resistência: Ensaios estáticos dinâmicos;
• Lastro: Desenvolvimento de Pesquisa para avaliação de propriedades físicas, químicas e mecânicas em ESCÓRIA DE ACIARIA LD (AGREGADO SIDERÚGICO), como material para emprego em lastro;
• Molas: Ensaios estáticos dinâmicos.

Equipamentos Existentes no Laboratório:
-Conjunto Pulsador pza – dotado de sistema hidráulico com capacidade de aplicação de cargas estáticas dinâmicas e alternadas. Carga máxima de 100 t. O pulsador está equipado com macacos de curso de pistão 250 mm, com as seguintes quantidades e capacidades : 06 de 5 t,02 de 20 t, 02 de 40 t e 02 de 100 t.
Equipamento de procedência da Alemanha Oriental recebido em 1967, com pouca utilização e neste Laboratório sem uso desde de sua transferência, devido à falta de pessoal técnico para manutenção e instalação
-Conjunto Pulsador móvel: com sistema de aplicação de cargas estáticas dinâmicas. Utiliza os mesmos macacos que o equipamento Pulsador pza.
Máquina Universal de Ensaios, Modelo ZDm 10 Pu. Para ensaios de tração/compressão, capacidade de 20 a 30 t, respectivamente e dotada de pulsador para aplicação de carga dinâmica de ± 15 t.
- Máquina Universal de Ensaios, modelo 100 DN. Para ensaios estáticos e dinâmicos, capacidade 100 t, com um pulsador para carga dinâmica de ± 50 t. Procedência RA em 1983. Instalado neste laboratório devido á fundação especial previamente definida, porém adquirida para o Laboratóri de Ensaios em Materiais de Construção.
- Quadras de reações, construído de perfis de aço: sendo 08(oito) do tipo H de 6x6 com furação a cada 100 mm e comprimento de 4m(peças verticais), 08(oito) perfis tipo U de 15(peças horizontais) com furação a cada metro para modulação de vãos diversos e comprimento de 10m. 06(seis) perfis I de 300 mm para contraventamento com furação nos topos. Todo quandro é modular através da disposição dos perfis verticais e horizontais. Procedência nacional (1970).
-Dois conjuntos para medição por extensometria constituídos por STRAINMETER, caixa distribuidora e selatora oara 24(vinte e quatro) strain gages. Composta de conjunto de células de carga conforme abaixo descriminadas e respectivos cabos de interligações. Procedência japonesa, marca KYOWA. Adquirida em 1970.

3 - Laboratório de Materiais de Construção – LEMAC
web: http://lemacufes.wordpress.com/

O LEMAC atende aos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e em Engenharia Ambiental, através de aulas práticas e do desenvolvimento dos experimentos de dissertações de Mestrado. São desenvolvidos programas de estágio supervisionado, de iniciação científica, de iniciação tecnológica industrial e de desenvolvimento tecnológico multidisciplinar. As atividades de pesquisas de Núcleos e de Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq (NDCC, NEXES), bem como às do Departamento de Engenharia Civil e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil são também realizadas no Laboratório de Ensaios em Materiais de Construção.

O Laboratório de ensaios de materiais de construção do Centro Tecnológico da UFES compunha os laboratórios do Instituto de Tecnologia da - ITUFES, localizado no Campus Universitário, em Goiabeiras - Vitória - ES – Brasil. O ITUFES foi criado através de convênio firmado entre o Governo Estadual e a Universidade Federal do Espírito Santo - UFES em 26 de janeiro de 1967, absorvendo as atribuições do Instituto de Tecnologia do Estado do Espírito Santo - ITES e os laboratórios da Escola Politécnica da UFES. O ITUFES foi instituído como orgão suplementar da UFES através da portaria no 74, de 16 de janeiro de 1980.

O Laboratório de Ensaios de Materiais passou a ser administrado pelo Departamento de Engenharia Civil do Centro Tecnológico da UFES e atende tanto aos cursos de Graduação quanto aos Cursos de Pós-Graduação do Centro Tecnológico. Suas instalações e seus recursos humanos são utilizados em disciplinas obrigatórias dos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Arquitetura e Urbanismo e Superior de Tecnologia Mecânica.

O Laboratório de Ensaios em Materiais de Construção atende aos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e em Engenharia Ambiental, através de aulas práticas e do desenvolvimento dos experimentos de dissertações de Mestrado. Vários alunos e pesquisadores participam de programas de estágio supervisionado, de iniciação científica, de iniciação tecnológica industrial e de desenvolvimento tecnológico industrial do Departamento de Engenharia Civil, do Curso de Graduação em Engenharia Civil e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil realizados no Laboratório de Ensaios em Materiais de Construção.

As atividades de pesquisas de Núcleos e de Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq, bem como às do Departamento de Engenharia Civil e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil são também realizadas no Laboratório de Ensaios em Materiais de Construção.

O Laboratório de Ensaios em Materiais de Construção participou de vários programas e convênios para o desenvolvimento do Estado do Espírito Santo. Podemos citar trabalhos desenvolvidos juntos à CVRD - Companhia Vale do Rio Doce, e no Controle Tecnológico de Obras de Arte tais como: 2a. ponte, ponte da passagem e participou nas diversas etapas de construção da CST - Companhia Siderúrgica de Tubarão principalmente no Controle Tecnológico de Materiais de Construção Civil.

O Laboratório de Ensaios em Materiais de Construção atuou no controle da qualidade dos cimentos produzidos no estado do E.S. através de convênio com a ABCP - Associação Brasileira de Cimento Portland procedendo a amostragens nas fábricas e realizando ensaios tecnológicos, bem como participou de Programas Interlaboratoriais promovidos pela ABCP e pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
O Laboratório de Ensaios em Materiais de Construção sempre atuou junto a várias empresas do Estado do Espírito Santo, podendo-se destacar a Petrobrás que sempre indicou este laboratório para prestar serviços às suas empreiteiras para qualificação de seus processos e materiais utilizados.

No LEMAC são desenvolvidas as atividades tais como a realização de ensaios de controle tecnológico, abaixo sumariamente descritos.
Ex. controle de concreto – podendo-se citar os ensaios de resistência à compressão e absorção de água, dentre outros; avaliação de estruturas com medições de deslocamentos e cargas atuantes; Dosagem de concreto para edificações; Ensaios de durabilidade com medições de umidade, teor de cloretos, potencial de corrosão, dentre outros; Ensaios de controle de artefatos de concreto tais como: blocos, telhas, tubos, peças para pavimentação; Ensaios de argamassa para assentamento de alvenarias, argamassas colantes para assentamento de placas cerâmicas, argamassas para revestimento e argamassas de recuperação de estruturas; Ensaios de controle de material cerâmico tais como: telhas, tijolos, blocos para alvenarias e tubos; Ensaios de controle de cimento portland e cal hidratada usados na construção civil; Ensaios de agregados tais como areia, brita e escórias; Ensaios de controle de rocha tanto para ser usada em lastro de ferrovias quanto para as rochas ornamentais usadas para revestimento; Ensaios de controle de aço usados na construção civil; Ensaios de caracterização ambiental; Ensaios de caracterização de materiais; Ensaios de expansibilidade de escórias de aciaria; Desenvolvimento de ensaios em pesquisas tecnológicas.

A área física do LEMAC é compreendida por diversos setores cujas áreas individuais estão abaixo relacionadas.
Sala de aula no. 8 com área de 48,16 m2.
Sala de aula no. 17 com área de 40,20 m2.
04 Salas / Escritórios com 11,79 m² cada uma.
02 WC.
Sala (LACAR) com área de 15,30 m².
Sala (Abrasão Los Angeles) com área de 11,25 m².
Sala (Máquinas de Corte de Matérias) com área de 18,15 m².
Sala 12 (Aglomerantes) com área de 17,70 m².
Sala (Câmara Seca) com área de 7,65 m².
Área da Máquina de Ensaios - Tração e Compressão com área de 55,33 m².
Área da Máquina de Ensaios - Compressão com área de 71,59 m².
Sala para Capeamento com Enxofre com área de 7,80 m².
Hall com área de 27,10 m².
04 Banheiros para funcionários com área de 8,57 m² cada um.
Lab. de Materiais (betoneira, peneirador, estufas)com área de 84,70 m².
Sala (Câmara Úmida) com área de 25,00 m².
Lab. de Ensaios (Capeamento/blocos e outros) com área de 43,00 m².
02 Salas para Ensaio de Durabilidade com área de 15,50 m² a sala 01 e área de 17,00 m² a sala 02.
Lab. de Ensaios (Oficina e outros) com área de 115,35 m².
Salas p/ computadores (NEXES) com área de 40,20 m².
Salas de motores com área de 31,00 m².

Abaixo estão descritos inicialmente as últimas aquisições de equipamentos para o LEMAC e a seguir a relação dos equipamentos existentes nas diversas salas do laboratório

Novos equipamentos:
· Granulômetro a laser: Marca: Sympatech – faixa de 350 a 2 µm;
· Reômetro: Marca TA Instruments: modelo AR 2000
· Microcalorímetro MCDSC: Marca TA Instruments
· Autoclave : Autoclave vertical. Câmara de esterilização em aço inox aisi 304. Gabinete em chapa de aço com tratamento anti-corrosivo e acabamento em epóxi eletrostático. Tampa em bronze fundido, internamento estanhado e externamente polida com guarnição de vedação em silicone. Válvula de segurança e controle da pressão por meio de contra-peso regulável. Manípulos em baquelite isolante ao calor para fechamento da tampa. Resistência tubular de imersão blindada com tubo de cobre cromado. Manômetro com escala de pressão (0 a 3,0 kgf/cm2) e temperatura (100 a 143oc). Painel com chave seletora de calor (min, med e max), lâmpada indicadora liga/desliga e instruções de uso. cestos internos em aço inox aisi 304. Registro de esfera para drenagem e limpeza da câmara de esterilização. Sistema de abertura da tampa, por intermédio de pedal. Capacidade aproximada: 137 litros. Tensão: 220v. potência (watts): 6000. dimensões internas: 50x70 cm. Dimensões externas: 60x72x130 cm. Cesto interno: 2 - 48x30 cm
· Esteriomicroscópio com câmara digital: Microscópio estereomicroscópio para ensaios, ensino e pesquisa, com sistema óptico em cristal, zoom em aumentos contínuos ou passo a passo e fator de aumento 6.3:1 (0.63 - 4.0), com aumentos totais entre 6,3 x a 40 x, iluminação episcópica (incidente), com condutor de luz fria duplo tipo pescoço de ganso, iluminador (fonte) com lâmpada de 100 w, incluindo sistema de fotomicrografia digital com câmera digital (acoplado a uma das oculares. porta-óptica equipada com objetiva de 1x, permitindo aumentos contínuos de 6.3x a 40x, ou em passos de 6.3x, 8x, 10x, 12.5x, 16x, 20x, 25x, 32x e 40x distância de trabalho de 100mm e campo de visão de, no mínimo, 23mm. tubo binocular inclinado 45° fixo ao corpo óptico, com distância interpupilar ajustável. par de oculares de campo amplo, livres de distorção com dioptria ajustável.base para luz incidente (episcopia), equipada com placa branca e preta.coluna perfilada com comando de focalização macrométrico coaxial e bilateral.iluminação incidente com fonte de luz de 100w e condutor de luz fria acoplado a objetiva.cabo de ligação. sistema de foto micrografia digital, de alta resolução; sistema operacional compatível: windows 95/98/2000, unidade de cdrom. acumulação de imagens: boa relação sem ruído, a câmera pode utilizar-se para aplicações com pouca luz, qualidade das cores com excelente precisão.
. Câmara climatizada
. Câmara de névoa salina
. Câmara de raios UVV
. Equipamentos para ensaios reológicos (squeeze flow)
. Aparelho para ensaio de ultrassom
. Balanças digitais
. Retífica de corpos de prova
. Paquímetros

Equipamentos existentes discriminados por localização:
Localização: Câmara Seca
01 - Estante Em Aço, Com Prateleiras Reguláveis
02 – Dois Desumidificadores
Localização: Sala 07
01 - Cadeira Em Fibra De Vidro Tipo Concha - 59.503 -
02 - Lixeira - 65.404 -
Localização: Sala 08
01 - Estante Em Aço - 25.833 -
02 - Prensa - 84.986 –
03 - Prensa - 85.277 –
04 - Mesa Em Aço - 29.711 -
05 - Cadeira Em Fibra De Vidro, Tipo Concha - 59.651 -
06 - Cadeira Em Fibra De Vidro, Tipo Concha - 59.502 -
07 - Mesa Em Fibra De Vidro - 59. 118 -
08 - Mesa Em Fibra De Vidro - 59.390 -
09 - Mesa Em Fibra De Vidro
Localização: Sala 12
01 - Argamassadeira, Marca Pavitest, 220 V, 2 Velocidades -
02 - Balança Eletônica, Cap. 200 Gramas, Marca Owa Labror -
(Rda-Comodato) Inv. 0903
03 - Aparelho, Marca Pavitest, Para Ensaio De Retenção De Água Em Argamassa
04 - Cronômetro, Marca Minutero, De Corda 60 Minutos -
05 - Mesa P/ Determinação De Consistência Em Argamassa, Metálica Com Base Em Madeira - (Ites N0 26) -
06 - Balança, 02 Pratos, Cap. 2 Kgf - (Ites N0 31) -
07 - Balança, 01 Prato, C/ Braço, Cap. 211g - (Ites N0 32) -
08 - Aparelho Speedy - (Ites N0 51) -
09 - Aparelho Permeabilimetro De Blaine C/ Caixa De Madeira - 28.179 -
10 - Balança Marca Bizerba , Cap. 5 Kgf, Divisões De 1g - 85.166 -
11 - Aparelho De Vicat - 31.150 -
12 - Aparelho De Vicat - 44.002 -
13 - Aparelho De Vicat - 47.134 -
14 - Quarteador (Peneira) Com Crivos P/ Agregados - 28.107 -
15 - Armário Em Aço Com 01 Porta De Abrir, Com Prateleiras Reguláveis - 18.115 -
16 - Aparelho Para Medir Elasticidade De Concreto - 48.169 -
17 - Bomba De Vácuo - 15.091 -
Localização: Sala de Corte de Materiais
01 - Ventilador De Teto -
Localização: Oficina de Ferramentas / Retífica de Cps
01 - Guilhotina Manual, Marca Schulz - 84.868 -
02 - Bancada Em Aço Com Tampo De Madeira - 29.704 -
03 - Idem - 29.709 -
04 - Banco Em Madeira - 13.097 -
05 - Compressor Completo - 14.510 -
06 - Torno De Bancada, Marca Somar No 7 - 14.275 -
07 - Furadeira Elétrica Manual, Marca Black Decker - 29.757 –
Localização: Setor de Agregados
01 - Peneirador - 14.294 -
02 - Peneirador Elétrico - 85.185 -
03 - Aparelho Incorporador De Ar -
Localização: Setor de Capeamento com Enxofre
01 - Motor Do Exaustor Do Capeamento - 40.170 -
Localização: Setor de Mostruário
01 - Tela P/ Projeção - 28.483 -
02 - Carrinho De Plataforma - 37.536 -
Localização: Setor - Prensa P/ Concreto e Outros Materiais
01 - Estante Em Aço Prateleiras Reguláveis - 25.834 -
02 - Mesa Em Aço Com 03 Gavetas - 41.965 -
Localização: Setor - Prensa para Aço/Cimento
01 - Marcador / Divisor Elétrico Para Aço - Rda Comodato - Inv 0897 -
02 - Mesa Em Aço Com 01 Gaveta - 14.117 -
03 - Aparelho Para Ensaio De Impacto - 85.273 -
04 - Aparelho Para Ensaio Em Madeira - 85.274 -
05 - Armário Em Aço Com 02 Portas, Prateleiras Reguláveis - 14.099 -
Localização: Setor - Preparo Concreto
01 - Betoneira De Eixo Vertical, Marca Betomaq, Inclusive Motor Elétrico - 93.898 -
02 - Motor Do Vibrador De Imersão - 21.906 -
Localização: Sala 17
Cadeira Em Fibra De Vidro, Tipo Concha - Total = 46
Mesa Em Fibra De Vidro - Total = 42
01 - Armário Em Aço - 25.917 -
02 - Armário Em Aço - 35.540 -
03 - Retroprojetor - 82.497 –
Localização: Secretaria
01 - Cadeira Giratória Em Tecido Azul

Outros:
01 - Geladeira De Luxo, Cap. Aprox. 280 Litros, 110v, Cor Bege - Tombo 134142.
02 - Fogão A Gás Com 04 Bocas, Com Forno, Pintura Esmaltada, Cor Bege - Tombo 134143.
03 - Condicionador De Ar 7000/7500 Btus, 110/220v, 60hz - Tombo 134155.
04 - Serra Mármore, Modelo 4100h, Cor Azul - Tombo 138627.
05 - Medidor De Conteúdo De Sais Na Água, Cor Azul - Tombo 149130.
06 - Viscosímetro, Marca Schottgerat, Modelo Cts3ht, Cor Azul - Tombo 149127.
07 - Medidor De Umidade E Temperatura, Marca Lambrecht, Cor Bege - Tombo 149128.
08 - Medidor De Umidade E Temperatura, Marca Lambrecht, Cor Bege - Tombo 149129.
09 - Phmetro Digital Portátil, Marca Schott, Cor Azul - Tombo 149131.
10 - Banho Termostático, Marca B. Braun, Modelo Thermomix Bm-S/18bu, Com Termoregulador Frontal E Cuba Em Aço Inoxidável, Microprocessador Com Leitura Digital, Cor Bege - Tombo 138546.
11 - Transceptor Fac Smile, Fax Com Telefone Acoplado, Marca Brother, Mod. Fax, Cor Branco - Patrimônio 162732 - Secretaria.
12 - Armário Em Madeira, C/ 02 Portas De Abrir, C/Prateleiras Reguláveis, Med. 80x47x106cm, C/ Chave - Patrimônio 162733 - Secretaria.
13 - Armário Em Madeira C/ 02 Portas, Alto, Med. 90x47x162cm, C/ Chave - Patrimônio 162734 - Secretaria.
14 - Estação De Trabalho, Formato L, C/ Superfície Int. Med. 1400x1400x600cm - Patrimônio 162735 - Secretaria.
15 - Estação De Trabalho, Formato L, C/ Superfície Int. Med. 1400x1400x600cm - Patrimônio 162736 - Secretaria.
16 - Gaveteiro C/ 04 Gavetas, C/ Chave, Rod. Duplo Giro - Patrimônio 162737 - Secretaria.
17 - Gaveteiro C/ 04 Gavetas, C/ Chave, Rod. Duplo Giro - Patrimônio 162738 - Secretaria.
18 - Desumidificador De Ar, Modelo 160.
19 - Retroprojetor Ektlite , Marca 3m, Mod. 1700ardb, Cor Cinza - Tombo 151172.
20 - Retroprojetor Ektlite , Marca 3m, Mod. 1700ardb, Cor Cinza - Tombo 151173.
21- Paquímetro Digital, 500mm-20, 100-180, Digimess.
22 - Estabilizador De Tensão 5kva, 04 Saídas, Marca C.S., Mod. Cep501ti, Cor Bege - Tombo 156642.
23 - Pistola Para Pintura, Média Pressão.
24 - Ventilador De Teto, Marca Tron.
25 - Umidímetro Para Solos E Cerâmica, Marca Speedy, Cor Inox - Tombo 153645.
26 - Balança Eletrônica, Marca Ohaus, Mod. Cs-200, Cor Cinza - Tombo 153647.
27 - Maleta Para Transporte E Guarda, Marca Doskocil, Cor Preta - Tombo 153649.
28 - Moinho De Bolas, Marca Via Test, Mod. Bm, Cor Cinza - Tombo 153188.
29 - Base P/ Moinho De Bolas, Marca Via Test, Mod. Bm, Cor Preta - Tombo 153190.
30 - No-Break, Apc Be600-Lm.
31 - Pressurizador, Marca Jacuzzi Yj18, C/ Bomba 1/3cv, 01 Chave De Pressão51a, 01 Kit Klc E 01 Manômetro.
32 - Aparelho De Ar Condicionado, Mod. Janela, Marca Mundial, Com 30.000 Btu’s.
33 - Sistema De Resfriamento Ac/3 De 01 Hp Para Climatização, Test Salt Spray.
34 – Sistema De Refrigeração Da Câmara De Névoa Salina
35 – Torno Mecânico Ic-400 – Tombo 14044
36 – Caixa De Ferramentas – Tombo 14153
37 – Bomba D´Água Com Eixo Cardam, Com Mangote De Sucção – Tombo 14166
38 – Peneirador Elétrico Com 11 Peneiras – Tombo 14290
39 – Estufa Para Esterilização E Secagem 110/220v, 3960w, Com Termostato Automático, Temperatura De 50 A 2000c – Tombo 14293
40 – Termógrafo Para Registrar Temperatura – Tombo 14453
41 – Capeador Para Corpos De Prova De Concreto – Tombo 14866
42 – Capeador Para Corpos De Prova De Concreto – Tombo 14867
43 – Balança Hidrostática Com Capacidade De 50 Kg, Sensibilidade 50 Mg – Tombo 15108
44 – Prensa Para Ensaios De Compressão E Flexão, Capacidade De 120 Toneladas – Tombo 21587
45 – Repartidor De Amostras Com Abertura De 2- Tombo 21908
46 - Repartidor De Amostras Com Abertura De 1
- Tombo 21910
47 – Bebedouro Elétrico Em Chapa De Aço Cromado 110/220 V – Tombo 22179
48 – Balança Divisão Em Gramas Com Capacidade De 02 Kg – Tombo 22181
49 – Banho Maria De Aquecimento 120 V, 60 Hz – Tombo 22868
50 – Betoneira De Tambor Basculante, Capacidade 320 L, Com Motor Elétrico 3cv 1400/1700 Hp – Tombo 25372
51 – Máquina Para Corte De Rocha – Tombo 25412
52 – Argamassadeira Para Laboratório – Tombo 28915
53 – Torno De Bancada – Tombo 29736
54 – Esmeril Elétrico De Bancada - Tombo 29814
55 - Estufa Para Esterilização E Secagem 110/220v, 3960w, Com Termostato Automático, Temperatura De 50 A 2000c – Tombo 34076
56 – Carro Plataforma Para Transporte De Carga, Com Rodas De Borracha – Tombo 37535
57 – Máquina Para Corte De Materiais Metálicos – Tombo 38714
58 – Moinho De Prato Vibratório – Tombo 41992
59 – Máquina Extratora De Corpos De Prova De Concreto E Asfalto – Tombo 44007
60 – Turbo Misturador Tipo Planetário De Eixo Vertical, Com Bocal De Descarga Inferior, De Operação Manual, Equipamento Sobre Base Fixa, Acionado Por Motor Elétrico Trifásico, 3 Cv, 220/330 V – Tombo 47157
61 – Repartidor De Amostras Com Abertura – Tombo 60423
62 – Balança Eletrônica De Precisão, Com Leitura Digital – Tombo 60846
63 – Termohigrógrafo Registrador – Tombo 79814
64 – Prensa Universal Para Ensaios, Com Capacidade De 50 Toneladas – Tombo 84555
65 – Forja Para Bancada - Tombo 84566
66 – Prensa Para Ensaios De Compressão E Flexão, Capacidade De 200 Toneladas – Tombo 84775
67 – Autoclave Tipo Laboratório Com Manômetro De Temperatura De 100 A 1430, Com Capacidade De 18 L – Tombo 84863
68 – Mesa Vibratória – Tombo 84864
69 – Guincho Com Capacidade Para 1000 Kg – Tombo 84865
70 – Moinho De Bolas – Tombo 84866
71 – Furadeira Elétrica 60 Hz 110/220 V – Tombo 84869
72 – Pegâmetro – Tombo 85143
73 - Carro Plataforma Para Transporte De Carga, Com Rodas De Borracha – Tombo 85186
74 - Carro Plataforma Para Transporte De Carga, Com Rodas De Borracha – Tombo 85187
75 – Balança Bizerba Com Dispositivo Para Hidrostática, Capacidade 60 Kg, Sensibilidade 50 G – Tombo 85188
76 – Balança Filizola Com Dispositivo Para Hidrostática, Capacidade 200 Kg, Sensibilidade 200 G – Tombo 85189
77 – Motor Elétrico Exaustor – Tombo 85200
78 – Aparelho De Milimetrar – Tombo 85278
79 – Picotadeira Fragmentador Industrial De Papel Com Utilização No Corte De Fibras Vegetais E Palha De Aço, 220v| 4 Hp, 60 Hz – Tombo 93796
80 – Máquina Para Blocos, Com 03 Jogos De Forma – Tombo 93884
81 – Desumidificador De Ar - Tombo 94874
82 – Balança Eletrônica Digital De Precisão - Tombo 94875
83 – Banho Termoregulador Com Banho Maria De Até 1000c De Temperatura, Com Recipiente De Dim. Min. De 50x35x13 Cm, Em Aço Inox, Com Controle Por Termostato, Dispositivo Para Nível Constante De Água E Torneira, Capacidade Mínima De 6 Cps. – Tombo 95490
84 – Bigorna De Aferição – Tombo 27743
85 – Impressora Jato De Tinta, Resolução 300x60 Dpi, 110/220 V, 60 Hz, C/ Buffer De 32 Kb, Memória Interna Min. 256 Kbytes – Tombo 121849
86 – Scanner De Mesa 60 Hz, 120 V – Tombo 124743
87 – Microcomputador 486 Dx2, 66 Mhz, 04 Mram, Disco Flexível De 1,44 Mb, Disco Rígido De 345 Mb Ide, Placa Controladora Ide E Svga Cardex Com 02 Saidas Seriais E 01 Paralela E 01 Mb Vlb – Tombo 111845
88 – Teclado Tipo Americano, 101 Teclas – Tombo 111849
89 – Monitor De Vídeo Policromático Padrão Svga De 14’’, 110/220 V, 60 Hz – Tombo 111851

4 - Laboratório de Planejamento e Projetos - LPP

O Laboratório de Planejamento e Projetos – LPP - do Centro de Artes da UFES foi criado buscando tanto proporcionar o aprimoramento na formação do estudante, principalmente do curso de arquitetura e urbanismo, como para incentivar a pesquisa aplicada através da prestação de serviços à comunidade por meio de programas e projetos de extensão universitária. Posteriormente, as pesquisas vinculadas aos órgãos oficiais de fomento – principalmente CNPq, FAPES, FACITEC e CAPES - permitiram o desenvolvimento continuado de pesquisas avançadas e o direcionamento das ações voltadas especialmente para as questões relacionadas à sustentabilidade e à tecnologia em arquitetura e urbanismo.

O objetivos principais do LPP são:
· Desenvolver estudos avançados na área de tecnologia em arquitetura e urbanismo;
· Promover o desenvolvimento conjunto de trabalhos entre professores e estudantes;
· Apoiar estudos no âmbito da pós-graduação;
· Prestar serviços de apoio à própria instituição;
· Prestar serviços de apoio à comunidade em geral;
· Desenvolver estudos caracteristicamente multidisciplinares;
· Desenvolver projetos de pesquisa;
· Promover a discussão acadêmica através da prática da arquitetura.

Como objetivos secundários destacam-se:
Possibilitar a iniciação na vida profissional de profissionais recém formados;
Incentivar o intercâmbio de informações com outros departamentos e/ou outras instituições de ensino e pesquisa;
Promover a socialização dentro do Campus.

Atualmente o LPP/UFES desenvolve pesquisas vinculadas ao Programa Antártico Brasileiro através do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártica de Pesquisas Ambientas (INCT-APA); ao Programa Arquipélago de São Pedro e São Paulo (PROARQUIPÉLAGO); e ao Programa Pró Trindade, todos com estreita relação com a Marinha do Brasil e como Ministério do Meio Ambiente. No âmbito da Ufes, o Laboratório desenvolve várias atividades vinculadas aos programas de pós graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU); em Engenharia Civil (PPGEC) e em Engenharia Ambiental (PPGEA), bem como com outros laboratórios específicos. Internacionalmente o LPP possui vínculo com o Curso de Doutorado da Universidad del Bio Bio no Chile e com o Centro de Cooperación y Desarrollo Territorial (CeCodet) da Universidad de Oviedo, na Espanha.

5 – O Laboratório do Núcleo de Logística em Transportes - LabNuLT
web: http://www.ufes.br/depr/LabNult/index.html

Este é um dos laboratórios do Departamento de Engenharia de Produção do Centro Tecnológico da UFES.As atividades executadas pelo LabNuLT são:

• Apoio na formação acadêmica de alunos e graduação e pós-graduação, através de estágios e monitorias nas diferentes áreas de engenharia do CT;
• Execução de convênios e projetos de pesquisa para entidades públicas e privadas em logística e transportes;
• Apoio nas disciplinas do mestrado da engenharia civil – área de transportes
• Apoio nas disciplinas de graduação de Engenharia de Produção;

Atualmente, o LabNuLT dispõe 15 computadores em rede em uma área de 30 metros quadrados.

6 – Laboratório do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

O Laboratório de Informática Multidisciplinar do PPGEC é voltado ao apoio nas disciplinas do PPGEC, como também para pesquisas dos alunos do PPGEC. Atualmente, o LabCiv possui 8 computadores numa área de 30 metros quadrados e uma política de renovação contínua de equipamentos com o uso dos recursos da UFES.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910