Intercâmbios institucionais

O PPGEC tem as seguintes cooperações institucionais e cooperações com os seguintes órgãos/universidades:

1) Convênio entre a Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Tecnológico e a "Escuela de Caminos, Canales y Puertos de Barcelona - Universitat Politècnica de Catalunya - UPC" - Barcelona – Espanha. Participação Prof. Dr. João Luiz Calmon.

2) Consejo Superior de Investigaciones Científicas e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CSIC/CNPq (Espanha-Brasil). Participação do Prof. Dr. João Luiz Calmon (UFES), com apoio de Furnas Centrais Elétricas S.A. Furnas.

4) Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS – co-executor(es): Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil/UFES – PPGEC/UFES. Coordenadores: professores Washington Moura e João Luiz Calmon (UFES), apoio Fundação de apoio à pesquisa e extensão – FAPEX.

5) Cooperação internacional para difusão de medidas para redução do impacto ambiental da construção em países em desenvolvimento (Supporting the adoption of Green Building Practices in Developing Countries), financiamento do Green Building Information Council (Canadá) e International Initiative for a Sustainable Built Environment. Participante: Prof. Drª Maristela Gomes da Silva.

6) Convênios com: University of Colorado at Boulder (desde 1999 ate o momento), Ecole Nationale Supérieure de Géologie-Nancy,ECP e ENPC na França e com a Universidade do Minho , Guimaraes, Portugal (Departamento de Engenharia civil da Universidade do Minho), dos quais participa a Prof. Kátia Vanessa Bicalho.

7) Convenio com a PUC-Rio no projeto `casadinho´ aprovado no Edital MCT/CNPq/CT-Infra/CT-Petro/Ação Transversal IV N 16/2008.

O projeto tem por objetivos principais a consolidação do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da UFES (conceito CAPES 3), e o desenvolvimento integrado de pesquisas na área de Estruturas-Geotecnia e Construção civil, a partir da experiência do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (Doutorado e Mestrado) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (conceito CAPES 6). O intercâmbio entre os grupos de pesquisa da UFES e da PUC-Rio possibilita a busca de soluções de problemas encontrados na prática da engenharia civil envolvendo solos não saturados. As linhas de pesquisa envolvidas neste projeto são de importância regional, nacional e internacional, uma vez que tem sido temas de estudos da comunidade científica internacional. Uma parcela significativa, se não a maioria, dos problemas encontrados na prática da engenharia civil envolvem solos não saturados na zona vadosa. O grupo de pesquisadores da PUC-Rio tem uma grande experiência na área de determinação de propriedades de engenharia de solos não saturados e modelagem numérica do comportamento de solos não saturados. O tema é de grande interesse do grupo da UFES que tem varias publicações nacionais e internacionais sobre o tema e este projeto oferece a oportunidade de obtenção de recursos para compra de equipamentos de laboratório e programas de computadores para o avanço das pesquisas iniciadas nesta área. O projeto será muito importante para dinamizar linhas de pesquisa, através do aprofundamento dos temas de investigação existentes e/ou a introdução de novos tópicos, procurando explorar as potencialidades, recursos e perfis acadêmicos de cada grupo.

8) Convenio entre o programa e a Universidade de Coimbra, Portugal, coordenado pelo prof Walnório Graça Ferreira.

9) Cooperações Internacionais: atividades didáticas, de pesquisa e de intercâmbio de graduação, ênfase em desenvolvimento de produtos inovadores e sustentáveis, entre a UFES, a UNICAMP , a University of Pittsburgh, o Rose-Hulman Institute of Technology (coordenadora associada pela UFES); do Protocolo de Intenções entre a UFES e o Groupe des Ecoles des Mines da França (GEM) (coordenadora pela UFES), visando intercâmbio de alunos de graduação, de pós-graduação e de pesquisadores; da Cooperação Internacional Brasil/Alemanha CNPq/KFA/DLR:
10 ) Apoio à ANTT no desenvolvimento do Modelo de Gestão da Informação e do Conhecimento em Transportes Terrestre.
Descrição: O presente projeto tem por objetivo a construção do Modelo de Gestão da Informação e do Conhecimento em Transportes Terrestres da ANTT, buscando especificar as características e definir os requisitos necessários a elaboração do modelo de gestão da informação e conhecimento. Um dos resultados esperados do Plano de Trabalho é a definição de modelos que visem formular, implantar, manter e avaliar a gestão da Informação e do Conhecimento em Transportes Terrestres da ANTT, capaz de disponibilizar, de forma interativa, dados e informações contribuindo para o desenvolvimento da cultura de regulação no setor de transportes terrestres, além de facilitar a interação com agentes econômicos, consumidores, órgãos governamentais e instituições de ensino e pesquisa, bem como desenvolver a capacidade analítica do corpo técnico da ANTT Participação na equipe de transportes..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação ( 7) / Mestrado acadêmico ( 2) / Doutorado ( 1) .
Integrantes: Marco Antonio Farah Caldas - Coordenador da área de transportes / Anilton Salles Garcia - Coordenador / Gregório Coelho de Morais Neto - Integrante / Marta Monteiro da Costa Cruz - Integrante.
Financiador(es): Agência Nacional de Transportes Terrestres - Auxílio financeiro..

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910