Rotas turísticas do Estado do E.S. Atratividades vs Custos Envolvidos

Resumo: A indústria turística gera empregos, aumenta a renda e a entrada de divisas estrangeiras, estimula o investimento de capital e gera oportunidades para a criação de pequenos negócios. Estimula, também, a ligação da política e economia local, regional, nacional e global (OMT, 1994). Esse fato tem provocado interesse nos estados da federação por esse ramo de atividade.

O governo do estado do Espírito Santo com seus 78 municípios, divididos em 4 mesoregiões e 13 microregiões, tem focado o seu planejamento estratégico até 2020 baseado na descentralização de suas principais atividades econômicas, hoje concentrada na região da Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra), representada por uma área com cerca de 30Km de raio.

Alinhado com esse planejamento e considerando a indústria turística não só uma das principais atividades econômicas do estado, mas também fundamental nesse processo de descentralização, o governo estadual, através da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR) criou, a partir de 2001, sete rotas turísticas que abrangem cerca de 70% da área total do E.S.
Embora o estado do Espírito Santo possua dimensões geográficas relativamente modestas quando comparado aos demais estados da federação (46.077,519m2), sendo o 23º em extensão territorial, ele possui uma rica diversidade cultural e geográfica. A primeira advém em parte dos diversos grupos de imigrantes que para cá vieram em busca de novas oportunidades, bem como dos emigrantes oriundos dos estados vizinhos limítrofes (Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro), somados, ainda, aos grupos indígenas e de afro-descendentes que por aqui já habitavam. A segunda, sua diversidade geográfica, advém de seus ecossistemas variados, onde à leste podemos observar um extenso litoral banhado pelo Oceano Atlântico e à oeste um relevo de montanhas com generosas porções da Mata Atlântica.

Diante disso, o turismo no Espírito Santo vem se organizando em destinos turísticos, nos quais o visitante pode desfrutar das delícias do litoral, do turismo religioso, náutico, gastronômico, do ecoturismo e/ou do agroturismo.

Data de início: 18/12/2008
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado JOSIANE BALDO
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910