Estudo da fluência do concreto massa nas primeiras idades: influência de diferentes tipos de aditivos plastificantes e adições minerais- PARTE II

Resumo: O efeito benéfico das adições ao cimento (sílica ativa, escória de alto-forno, metacaulim, cinza volante, etc), principalmente no comportamento do concreto no estado fresco, como também no ganho de compacidade no estado endurecido e por conseguinte na durabilidade do concreto, incentivam cada vez mais a utilização desses materiais na construção civil, com destaque para obras de grande porte, como é o caso de barragens. Similar às adições, os aditivos químicos adicionados ao concreto propiciam grande melhora do comportamento no estado fresco do concreto, podendo inclusive aumentar sensivelmente a resistência do concreto, devido a redução da quantidade de água na mistura.
Por outro lado, ainda existem dúvidas sobre os efeitos desses materiais em outras propriedades do concreto, como é o caso da fluência (definida como a deformação ao longo do tempo em uma estrutura sob carregamento constante). Tal comportamento do concreto pode ter efeito benéfico quanto indesejável, dependendo da estrutura em que se analisa.
Para o caso de barragens, a fluência pode proporcionar um alívio de tensões nas primeiras idades, após lançado o concreto, diminuindo assim a possibilidade de ocorrência de fissuras de origem térmica, que poderiam degradar a funcionalidade de uma barragem e diminuir, portanto sua vida útil.
Logo, conhecer melhor o comportamento da fluência sob a influência das adições e aditivos químicos, contribuiria para que na fase de projeto e/ou execução, possa-se otimizar o dimensionamento da estrutura de concreto e de seus materiais constituintes por meio do domínio do assunto, proporcionando além de economia de recursos, melhor qualidade final do empreendimento, do ponto de vista tecnológico do concreto. Isto acarretaria como conseqüência, maior durabilidade da estrutura.

Data de início: 01/01/2010
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador JOÃO LUIZ CALMON NOGUEIRA DA GAMA
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910