VARIABILIDADE da Eficiência Energética no Conceito de uma Ferrovia de Bitola Métrica

Nome: ERIC WILSON SANTOS CABRAL
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/05/2017

Banca:

Nomeordem crescente Papel
MARTA MONTEIRO DA COSTA CRUZ Orientador
GREGÓRIO COELHO DE MORAIS NETO Examinador Interno

Resumo: Atualmente, há uma grande variação do preço do diesel no Brasil. Isso reflete diretamente no custo variável de empresas do segmento de transportes. Dentro do modal ferroviário, parte dos grandes desafios estão direcionados à superação do orçamento anual, carga e minério transportado com redução de custo comparado aos anos anteriores, tornando mais eficiente a cada ano. Para isso, faz-se necessário ter ações efetivas para buscar a redução da relação de litros consumido por KTKB (Tonelada quilometro multiplicada por mil). Tal sigla significa o indicador de eficiência energética de algumas ferrovias no mundo. Nesse estudo, busca-se identificar como parte das variáveis controladas em ferrovias têm correlação com o indicador de Eficiência Energética. Isso será realizado atrelando fatores de impactos à equação comprovado por ferramentas de análises estatísticas e simulação ferroviária, dentro de cenários definidos da realidade operacional de ferrovias de bitola métrica. Algumas dessas variáveis, como exemplo, tem-se o peso médio e paradas de trens, que terão sua correlação estudada. Espera-se que com a conclusão do estudo, as empresas do setor ferroviário possam ter reduções de custos consideráveis.

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