Investigação de Potencialidade Pozolânica do Resíduo de Beneficiamento de Rochas Ornamentais Após Tratamento Térmico para Produção de Pasta Cimentícia

Nome: JANAÍNA DOS SANTOS VAZZOLER
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/09/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GEILMA LIMA VIEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA PAULA KIRCHHEIM Examinador Externo
GEILMA LIMA VIEIRA Orientador
JAMILLA EMI SUDO LUTIF TEIXEIRA Examinador Interno

Resumo: Esta dissertação investiga a potencialidade de utilização do resíduo do beneficiamento de rochas ornamentais após tratamento térmico como adição mineral de características pozolânicas em pastas cimentícias. O resíduo foi moído e peneirado após o tratamento térmico a 1200ºC, passando a denominar-se RBROTT. O RBROTT foi avaliado seguindo parâmetros estipulados pela NBR 12.653 (ABNT, 2014) e utilizado para a produção de pastas cimentícias em diferentes percentuais. Foram analisados a composição química do RBROTT por fluorescência de raios X, sua mineralogia por difração de raios X, sua microestrutura por imagens originadas por microscópio eletrônico de varredura com espectrômetro de raios X acoplado, sua superfície específica pelo método de Blaine, sua finura por meio das peneiras de 75 mm e 45 mm e seu índice de atividade pozolânica com a cal, com o cimento Portland, pelo método de Luxán e pelo método de Fratini. As pastas cimentícias produzidas foram submetidas a análises microestruturais a partir de imagens capturadas com auxílio de microscópio eletrônico de varredura. Os resultados indicam que o RBROTT possui capacidade pozolânica quando utilizado na produção de pastas cimentícias, sendo capaz de proporcionar ao produto final uma microestrutura mais densa, devido às reações pozolânicas e ao efeito fíler. Os melhores desempenhos foram obtidos com a adição de 5% de RBROTT em relação à massa de cimento Portland em pastas cimentícias.

Palavras-chave: Resíduo. Resíduo do beneficiamento de rochas ornamentais. Pozolanas. Atividade pozolânica. Difração de raios X. Microscópio eletrônico de varredura. Pasta cimentícia. Cimento Portland.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910