DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Às quatorze horas do dia 25 de agosto de 2016 no Sala de webconferência PRPPG:

 

“O RUÍDO DE TRÁFEGO AUTOMOTOR E OS ESPAÇOS PÚBLICOS NA CIDADE: ESTUDO DE CASO EM VITÓRIA, ES.”

Greicikelly Gaburro Paneto


Banca Examinadora:

Profa. Dra. Cristina Engel de Alvarez - Orientadora

Prof. Dr. Paulo Henrique Trombetta Zannin – Co-Orientador

Profa. Dra. Marta Monteiro da Costa Cruz - Membro Interno

Profa. Dra. Edna Aparecida Nico Rodrigues - Membro Externo

 

RESUMO

Nas cidades contemporâneas, e muitas vezes sem perceber, a população tem sido exposta a altos níveis de pressão sonora, o que além de causar desconforto, pode acarretar em problemas de saúde. Considerando que grande parte desse ruído é proveniente da emissão dos veículos automotores, objetivou-se nessa pesquisa avaliar o comportamento do som nos ambientes sonoros configurados pelos vazios na malha urbana, visando identificar se os espaços abertos podem funcionar como atenuadores dos níveis sonoros. Para obter os resultados esperados a metodologia utilizada foi estruturada a partir da revisão do estado da arte e de simulações computacionais relacionando as variáveis influenciadoras da formação do espaço urbano e de emissão e propagação do som, tomando como estudo de caso uma parcela urbana na cidade de Vitória/ES. Em paralelo, foram realizadas entrevistas para avaliar a percepção do usuário quanto à sua exposição. Os resultados indicaram que os níveis incidentes de ruído de tráfego automotor encontram-se acima do limite tolerado em Norma para o período pesquisado. Por sua vez, os resultados obtidos junto à população indicaram que há pouca percepção do ruído pelos usuários do local. Os resultados obtidos podem nortear alterações nos Planos Diretores Urbanos, visando o incentivo à  inserção de áreas livres, especialmente em locais com alta densidade urbana e sistema de transporte alicerçado em veículo automotor, como mecanismo auxiliar no controle do ruído.

Palavras chave:

 

Transparência Pública
Acesso à informação

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